4

4

01

01

02

02

03

03

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Aparelho Autoligado com o Dr. Renivaldo Tenório.

Aparelho autoligado não usa borrachinhas
No aparelho ortodôntico convencional, o fio metálico (arco ortodôntico) é preso aos braquetes por pequenas borrachinhas (ligaduras elásticas). Já no aparelho ortodôntico autoligado o fio é passado por uma canaleta e preso por pequenas tampinhas que já fazem parte de cada braquete, dispensando o uso de borrachinhas. 

O aparelho autoligado é mais estético
A ausência de borrachinhas nos aparelhos ortodônticos autoligados permite que esse modelo seja mais discreto que os aparelhos ortodônticos convencionais. Além disso, nesse modelo os braquetes podem ser confeccionados com material translúcido na parte frontal do aparelho. As peças também são menores do que em outros tipos de aparelhos, sendo assim mais discretas. 
O aparelho autoligado é  mais higiênico
A vantagem nesse método é que a ausência de borrachinhas facilita a higienização bucal e o paciente não corre o risco de perder algumas delas durante o tratamento e acabar soltando parte do fio. A inexistência de borrachinhas também ajuda a evitar o acúmulo de resíduos alimentares, placa bacteriana e cáries. 

Tratamento mais rápido com aparelhos auto ligados
Existem estudos que comprovam que o tratamento ortodôntico com o sistema aparelho autoligado pode ser mais rápido (até 7 meses mais rápido em relação ao aparelho ortodôntico convencional). Essa vantagem se deve ao menor atrito entre braquetes e fio nesse modelo, o que faz com que a movimentação dentária seja mais rápida. As visitas ao consultório odontológico se tornam menos frequentes, pois não há a necessidade de muita manutenção, como a troca de borrachinhas (as borrachinhas perdem propriedade elástica e força com o tempo). 
O aparelho auto ligado é mais confortável
Para o paciente, a maior liberdade na movimentação dos dentes com aparelhos ortodônticos autoligados significa conforto e menos episódios de dor durante o tratamento, porque o aparelho autoligado exerce força mais leve e gradativa do que com aparelhos ortodônticos convencionais. Esse modelo de aparelho também exige menos a necessidade de extrações dentárias para ser instalado. 
Indicações dos aparelhos auto ligados
O aparelho ortodôntico autoligado, tanto quanto o modelo convencional, pode ser indicado para diversos problemas ortodônticos. Mas ele tem uma ligeira vantagem em tratamentos que necessitem de expansão de arcada (abertura do sorriso).

Cirurgião Dentista Dr. Renivaldo Brandão Tenório. Clínica Geral e Ortodontia. Consultório na Rua Dr. Manoel Borba, nº 137, primeiro andar do Biolab. Telefone: (87) 3771-1619.

Nenhum comentário:

Postar um comentário