segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Apesar de raro câncer de mama pode, sim, afetar os homens.

Outubro é o mês de voltar às atenções para o câncer de mama. Todos os anos, a campanha Outubro Rosa é realizada por diversas entidades e em muitas partes do mundo para conscientizar principalmente as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Mas é importante lembrar que não são só elas que sofrem com o problema. Ainda que os casos não sejam tão freqüentes, o câncer de mama é, sim, registrado nos homens, já que eles também têm glândulas mamárias.

Pelo fato de a glândula mamária masculina ser geralmente atrofiada, com baixa produção de hormônios femininos, cerca de 1% dos casos da doença são diagnosticados em homens. Por isso, é fundamental que eles também fiquem atentos ao problema. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o diagnóstico nos homens acaba sendo tardio e o câncer é descoberto quando o tumor já está em estado avançado, já que ainda existe muito preconceito.

O auto-exame, indicado para as mulheres como melhor forma de detectar alterações, também deve ser realizado por eles. E, quando percebe um nódulo no peito ou nas axilas, o homem deve procurar atendimento médico especializado, para que exames específicos sejam feitos e o paciente seja submetido ao tratamento mais indicado. Em 2013, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 181 homens morreram com a doença no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário