O Brasil está entre os países que mais desperdiçam alimentos. Relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, feito com base em dados do IBGE e que tem como referência o ano de 2021, 30% dos alimentos produzidos no nosso país vão para a lata do lixo.
São, ao todo, cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos desperdiçadas todos os anos no Brasil, um prejuízo estimado em 61 bilhões e 300 milhões de reais por ano. Com essa perda, o Brasil ocupa a 10 colocação no ranking dos países que mais jogam alimentos fora.
Globalmente falando, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO, estima que quase um terço dos alimentos destinados ao consumo humano são perdidos ou desperdiçados. As frutas e os legumes representam mais da metade das perdas, seguidos pelos cereais. Proporcionalmente falando, carnes e produtos lácteos são menos desperdiçados.
É consenso entre as organizações internacionais que reduzir o desperdício alimentar poderia ajudar a diminuir a fome no mundo. Para se ter uma ideia, se as perdas fossem reduzidas pela metade tiraria da fome 153 milhões de pessoas até 2030, o que equivaleria a uma redução de 26% na fome mundial.
De quebra, o meio ambiente se beneficiaria, já que os processos envolvidos na produção de alimentos estão associados a emissões de gases que contribuem para o aquecimento global. Para se ter uma ideia, ao cortar o desperdício pela metade seria possível diminuir as emissões globais de gases de efeito estufa da agricultura em 4%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário