Julho chegou, o segundo semestre de 2025 começou, e os moradores de Bom Conselho que sonham com aquele descanso prolongado vão ter que segurar a empolgação. O calendário de feriados dos próximos meses não reserva boas notícias para quem espera emendar datas e aproveitar os chamados “feriadões”.
Logo de cara, julho passa em branco. Não há nenhum feriado previsto no município. Agosto, por sua vez, até começa com comemoração, mas sem direito a descanso prolongado: o feriado da emancipação política de Bom Conselho cai logo no primeiro domingo do mês, dia 3. Ou seja, nada de folga extra para os trabalhadores.
Setembro segue na mesma toada. O feriado da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, será em um domingo. Outubro também decepciona nesse aspecto: o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, em 12 de outubro, também cai num domingo.
Em novembro, a sequência continua. O Dia de Finados, 2 de novembro, será novamente em um domingo, e a Proclamação da República, 15 de novembro, cairá em um sábado. A única exceção do mês será o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, que será em uma quinta-feira — oportunidade rara para um possível feriadão, desde que haja boa vontade do patrão ou decreto municipal.
Para encerrar o ano, dezembro traz o Natal no dia 25, que será em uma quinta-feira. A véspera, 24 de dezembro, cairá numa quarta, tradicionalmente já com expediente reduzido ou até mesmo ponto facultativo em alguns setores. A véspera de Ano Novo, 31 de dezembro, também será numa quarta-feira.
Em resumo, o segundo semestre de 2025 não será generoso com os sonhadores dos feriadões. Com muitos feriados caindo em fins de semana ou no meio da semana, o bom mesmo será torcer por um recesso ou emenda oficializada. Até lá, resta seguir a rotina e planejar as folgas com sabedoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário