sábado, 18 de agosto de 2012

Cigarro é um dos principais agentes causadores do Câncer de Boca.

Quando se fala em saúde é imprescindível lembrar de hábitos saudáveis. Os tumores de boca são lesões que podem representar um problema desencadeador de outro muito maior, o câncer.

Embora, esse tipo de câncer tenha menor incidência no país em comparação a outros, é importante alertar quais são seus agentes provocadores e destacar as práticas causadoras que vão contra a saúde e são reconhecidas como muito prejudiciais ao organismo: fumar e beber.

O cigarro tem muitos efeitos negativos no indivíduo tabagista, a fumaça é tão tóxica que afeta diretamente o funcionamento da circulação coração-pulmão, causando inúmeros danos a esses órgãos, tal como infarto e câncer. Além disso, associado à bebida e a falta de cuidados bucais é o fator risco mais agravante para o surgimento dos tumores localizados na boca.

O câncer de boca é muito mais comum em indivíduos do sexo masculino acima de 40 anos que consomem álcool e são fumantes. A princípio, os tumores podem surgir por conta de dentes fraturados que permaneceram dentro da gengiva, dentaduras mal colocadas ou sem ajuste ideal, falta de higiene e cuidados bucais (escovação, uso do fio dental, tratamento de cáries e inflamações locais), assim evoluindo para o câncer se não tratados adequadamente e com prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário