Um novo estudo sugere que a aspirina é uma boa aliada na luta contra o câncer. A pesquisa que traz essa conclusão foi feita nos Estados Unidos e publicada lá na revista do Instituto Nacional Contra o Câncer.
Para chegar aos resultados, à equipe de pesquisadores acompanhou a saúde de mais de 100 mil idosos por 11 anos. Nenhum dos participantes tinha câncer no começo da pesquisa.
Os especialistas constataram, com o passar do tempo, que o idoso que tomava uma aspirina por dia tinha 16% menos risco de morrer de câncer.
Mas, apesar do resultado e de este não ser o primeiro estudo que faz essa associação, os especialistas alertam que ainda é cedo para recomendar o uso da aspirina com essa finalidade.
É importante lembrar que um dos efeitos colaterais desse medicamento são os sangramentos gastrointestinais que, dependendo da intensidade, podem causar complicações seríssimas à saúde do paciente.
Por isso, antes de sair por aí se automedicando, o ideal é ter acompanhamento especializado e seguir só a recomendação de um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário