domingo, 12 de maio de 2019

Receita Federal aperta o certo contra as operações com moedas virtuais.

A Receita Federal do Brasil vai apertar o certo contra as operações realizadas com moedas virtuais, os chamados criptoativos. Transações, por exemplo, com Bitcoins, a mais famosa dessas moedas, terão de ser informadas ao Fisco a partir de agosto. É o que determina a Instrução Normativa RFB número mil, 888/2019, publicada no Diário Oficial da União.

A nova regra vale tanto para pessoas físicas, como para pessoas jurídicas e corretoras. Segundo informações da própria Receita Federal, fechar o certo contra esse tipo de operação é uma tendência mundial. Isso porque, como as transações em criptomoedas podem ser feitas em anonimato e fora do sistema financeiro tradicional, grupos de pessoas mal intencionadas acabam aproveitando para praticar crimes.

Um dos casos mais emblemáticos, segundo a Receita, foi o ataque cibernético em massa realizado a hospitais britânicos em 2017. Uma quadrilha travou os computadores dos hospitais, que tiveram que pagar uma quantia em moeda virtual aos criminosos para que os equipamentos fossem liberados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário