segunda-feira, 27 de maio de 2019

Cigarro e sedentarismo aumentam o risco de varizes.

Mulheres têm mais chance de ter varizes do que os homens em razão de fatores hormonais que facilitam a dilatação das veias. A hereditariedade também contribui, ou seja, ter casos na família aumenta o risco de ter o problema. Outros fatores de risco são o ganho de peso, o uso de contraceptivos hormonais e o número de gestações.

As varizes se desenvolvem quando pequenas válvulas dentro das veias deixam de funcionar adequadamente, o que faz com que o sangue se acumule e as deixe aumentadas. Quando a veia está saudável, essas minúsculas válvulas se abrem e fecham para permitir a passagem do sangue, quando ele flui para o coração.

O problema afeta principalmente as pernas e além de inchaço, pode provocar dor e úlceras, quando o quadro se agrava. Também podem surgir sintomas como ressecamento da pele, coceira e cãibras, principalmente à noite.

Evitar ficar muito tempo em pé ou sentado, praticar exercícios físicos e se manter longe do cigarro são medidas importantes para prevenir varizes. E é fundamental consultar um profissional especializado para que ele indique o melhor tratamento.

As informações são do portal Ativo Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário