segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Celular pirata traz riscos ao consumidor.

Fique atento na hora de comprar um celular. Isso porque há uma série de aparelhos piratas sendo comercializados por aí. Muitas vezes o preço mais barato que o normal chama a atenção, no entanto há riscos.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, homologa diversos aparelhos, entre eles os celulares. Esse processo consiste em analisar diferentes pontos, entre eles, resistência do equipamento e transmissão de sinal. Tudo para garantir a segurança dos usuários.

Os celulares que vem de fora, contrabandeados, ou comprados para uso próprio, não passam por esse processo, e podem trazer riscos, por exemplo: a bateria do aparelho pode ser de má qualidade, e pode chegar a explodir ou pegar fogo. A transmissão pode invadir outras frequências. Além disso, há celulares importados que não funcionam no Brasil, por conta da tecnologia de telecomunicação usada no país.

Para evitar a comercialização de produtos não homologados, a Anatel realiza apreensões. No último mês, em uma operação, mais de 23 mil itens piratas foram recolhidos em onze estados. Para mais informações sobre aparelhos celulares homologados, e certificados, acesse anatel.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário