segunda-feira, 17 de maio de 2021

Em número absoluto de presos, Brasil só perde para Estados Unidos e China

O Brasil é uma das nações com a taxa mais alta de encarcerados. Com 322 presos a cada 100 mil habitantes, o nosso país ocupa a posição de número 26 entre 222 países ou territórios. A taxa foi apurada pelo portal de notícia G1, considerando o número de presos dentro do sistema prisional, pouco mais de 687 mil e 500, e o de habitantes do nosso país, estimado pelo IBGE em 213 milhões de pessoas.

Em relação ao número absoluto de presos, o Brasil segue na terceira posição. Perde apenas para China e Estados Unidos. Em quarto, atrás do Brasil, está a Índia, que tem pouco menos de 480 mil detentos. O levantamento também aponta que o sistema carcerário brasileiro tem capacidade para abrigar 440 mil 530 presos, o que significa que existem ao menos 247 mil presos além da capacidade.

Vale destacar também que as mulheres representam menos de 5% do total de presos no Brasil. Na comparação feita com outros países do mundo, o país aparece na 101ª posição, sendo que Hong Kong é o que mais tem mulheres presas proporcionalmente: 20% do total. Outro dado relevante é que, aqui no Brasil, praticamente 1 de cada 3 presos são provisórios - ao menos 217 mil 687 pessoas no nosso país estão detidas, mas ainda não foram julgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário