sábado, 15 de maio de 2021

Projeto tenta salvar endividados.

O consumidor poderá desistir de um empréstimo consignado em até sete dias sem apresentar um motivo. Esta e outras medidas estão previstas em um projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados para prevenir o superendividamento dos brasileiros.

O texto proíbe práticas consideradas enganosas para o consumidor e foi aprovado no Senado Federal em 2015. Porém, só agora, os deputados modificaram o texto em alguns pontos e o projeto deve retornar para o aval dos senadores. De acordo com o relatório do projeto, 60% das famílias brasileiras estão endividadas e 30% da população estão com alguma situação de inadimplência, um total de 63 milhões de pessoas.

No texto estão medidas mais rígidas para a publicidade na oferta de crédito ao consumidor. Fica proibido o uso por instituições financeiras de termos como: "sem juros", "gratuito", "sem acréscimo" e "com taxa zero". O assédio ou pressão para que o consumidor contrate um financiamento ou linha de crédito também está proibido pelo texto. Após ser avaliado pelo Senado, o projeto de lei segue para a sanção presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário