quinta-feira, 6 de maio de 2021

Testes em humanos de candidata à vacina brasileira contra Covid devem começar em junho

A Versamune, vacina brasileira contra Covid-19 que está sendo desenvolvida por uma startup de biotecnologia com apoio da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, no interior do Estado, deve começar a ser testada ainda no primeiro semestre, em junho, e a previsão é que sua aplicação na população brasileira esteja liberada em dezembro.

Em entrevista ao portal de notícias G1, Helena Faccioli, CEO da startup Farmacore, disse que as três fases do estudo clínico do imunizante custarão R$ 340 milhões, valor que será financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. De acordo com o cronograma, o pedido para a autorização dos testes clínicos será entregue na íntegra à Anvisa até o fim deste mês de maio. No dia 25 de março, um pedido de autorização para os testes da Versamune em humanos foi protocolado, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária pediu mais documentos para a aprová-los.

Assim que os documentos solicitados forem entregues, a Anvisa terá prazo de 72 horas para aprovar ou não o estudo clínico, que deve envolver 360 voluntários nas duas primeiras fases e outras 20 mil pessoas na terceira e última etapa de testes. Se tudo correr como planejado, a Versamune começará a ser aplicada em massa ainda este ano, em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário