segunda-feira, 3 de maio de 2021

Primeira fase da campanha nacional de vacinação contra gripe entra na reta final

A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe está na reta final. Desde o dia 12 de abril, o país está vacinando a população com a dose que protege contra as 3 principais cepas do vírus influenza que circularam no Hemisfério Sul no ano passado.

Os grupos prioritários foram divididos, para vacinação em três etapas. E a primeira delas está acabando. Esta é a última semana. Até o dia 10, segunda-feira que vem, recebem as doses crianças maiores de 6 meses a menores de seis anos, gestantes, mães no pós-parto, indígenas e trabalhadores da saúde.

A partir do dia 11 de maio e até 8 de junho, serão imunizados idosos com 60 anos ou mais e professores. A terceira e última fase vai de 9 de junho a 9 de julho, para imunização dos demais grupos prioritários, que abrangem, pessoas com deficiência, policiais, bombeiros, motoristas de ônibus e caminhoneiros, entre outros.

Este ano, o público-alvo total está estimado em 79 milhões e 700 mil pessoas. Vale lembrar que o país está imunizando a população também contra o coronavírus e as duas doses são distintas.

Como não há estudos sobre a aplicação de dose da vacina da gripe junto com as doses que imuniza contra a covid-19, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente e orienta um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. A vacina contra a Covid-19 deve ser priorizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário