As cédulas de 200 reais recém completaram um ano em circulação. E, para marcar a data, comemorada no último dia 2 de setembro, o Banco Central divulgou dados sobre a moeda. Ao todo, de acordo com a autoridade monetária, já são cerca de 80 milhões de cédulas estampadas pelo lobo-guará em circulação no país – ou 16 bilhões de reais.
Quando lançou a nota, em setembro do ano passado, o Banco Central informou a produção de 450 milhões de cédulas de 200 reais. A quantidade em circulação, portanto, representa 18% desse total, em números arredondados. As demais cédulas produzidas estão armazenadas no Banco Central. Isso, aliás, é algo previsto, segundo a instituição financeira, já que a entrada de uma cédula de real acontece sempre de forma gradual, de acordo com a demanda da sociedade.
Ainda de acordo com os dados divulgados, as notas de 200 representam só 1% do total de notas em circulação no país. A maioria das que estão nas mãos dos brasileiros é de R$ 50; são, atualmente, dois bilhões e 100 milhões de células do tipo em circulação. Cerca de 1 bilhão e 800 milhões das notas em uso em todo território nacional são de 100 e, em terceiro lugar no ranking das notas mais usadas estão as de R$ 2 – são cerca de 1 bilhão e meio de cédulas de 2 em circulação Brasil afora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário