O resultado do Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2025, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional, acendeu um sinal de alerta para Bom Conselho. Referente ao exercício de 2024, o município não conseguiu sequer alcançar a faixa mediana entre os entes da Federação, ficando em uma posição pouco honrosa no cenário nacional.
Com um percentual de 92,4% e um total de 157.996 pontos, Bom Conselho amargou a 1.266ª colocação entre os municípios brasileiros. Embora o índice pareça elevado, quando colocado lado a lado com a média de desempenho nacional, revela que o município ainda precisa avançar de maneira mais consistente no campo da transparência e da qualidade da informação contábil e fiscal.
O prêmio, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional, tem como objetivo estimular estados e municípios a aprimorar a precisão, consistência e confiabilidade das informações repassadas ao Sistema de Contabilidade do Setor Público. Em outras palavras, trata-se de uma competição saudável, que visa nivelar por cima a gestão pública, garantindo que os dados utilizados para formulação de políticas e acompanhamento da execução orçamentária sejam de fato fidedignos.
Ao não atingir uma classificação mais expressiva, Bom Conselho demonstra que ainda há gargalos a serem enfrentados na área da gestão fiscal e da contabilidade pública. Não basta apenas alimentar o sistema com números: é preciso assegurar qualidade, coerência e comparabilidade desses dados, pilares fundamentais de uma boa governança pública.
Num contexto em que transparência e credibilidade são exigências cada vez mais inadiáveis, a colocação do município serve de alerta. Melhorar a performance nesse ranking não é apenas uma questão de prestígio, mas de responsabilidade com a sociedade, que depende de informações corretas para acompanhar a execução das políticas públicas.
O desafio para a atual gestão liderada pelo prefeito Dr. Edézio Ferreira, portanto, está posto: transformar números burocráticos em instrumentos de gestão eficiente, capazes de elevar Bom Conselho a um novo patamar de transparência e qualidade fiscal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário