O calendário de 2025 ainda reserva ao município de Bom Conselho um último trimestre marcado por uma sequência de feriados nacionais, um ponto facultativo e até uma folga garantida por lei municipal. Entre outubro e dezembro, a cidade vivenciará nada menos que cinco feriados, além do Dia do Servidor Público, que tradicionalmente é ponto facultativo. A soma de datas representa, de forma prática, oportunidades para prolongar descansos e, ao mesmo tempo, desafios para setores produtivos que precisam ajustar escalas e manter atividades essenciais.
No mês de outubro, além do 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que cairá num domingo, Bom Conselho terá a comemoração do Dia do Comerciário, celebrado sempre na terceira segunda-feira do mês. A data, embora não configure feriado ou ponto facultativo, assegura pela legislação municipal uma folga remunerada aos trabalhadores do setor. Trata-se de uma conquista histórica da categoria, que reafirma o valor social da atividade comercial para a economia local.
Na sequência, o calendário aponta para o 28 de outubro, Dia do Servidor Público. Apesar de ser apenas ponto facultativo, na prática muitos órgãos municipais e estaduais costumam aderir à suspensão das atividades, o que pode resultar em mais um prolongamento de fim de semana.
Já em novembro, os feriados se sucedem em ritmo acelerado: 2 de novembro, Finados, cairá em um domingo, momento de reflexão e homenagens aos entes queridos. Logo depois, o 15 de novembro, Proclamação da República, será celebrado em um sábado, data simbólica para a vida política e democrática do país. Mas será no dia 20 de novembro, feriado nacional mais recente incorporado ao calendário – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra –, que Bom Conselho terá uma oportunidade prática de prolongar o descanso, já que a data cairá em uma quinta-feira. Caso empresas e repartições optem por “emendar” com a sexta-feira, os trabalhadores poderão desfrutar de um feriadão de quatro dias.
Encerrando o ano, o 25 de dezembro, Natal, em uma quinta-feira, deverá ser mais um momento de reunião familiar, fé e celebração, coroando um trimestre intenso em termos de datas comemorativas.
Ao todo, Bom Conselho terá no último trimestre de 2025 um mosaico de feriados, folgas e ponto facultativo que impactam diretamente a rotina do comércio, dos serviços públicos e da economia local. Se, por um lado, significam alívio e descanso para os trabalhadores, por outro exigem organização e planejamento das empresas para que a cidade mantenha o equilíbrio entre lazer, produção e consumo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário