segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Os vereadores e a polêmica das diárias.

No meio político de Bom Conselho, dois temas tem chamado a atenção da população neste início de ano. O primeiro e mais notório, é claro, que se trata da eleição municipal que se aproxima. A curiosidade em torno dos nomes que realmente vão disputar o pleito é grande, e atrai até mesmo aqueles que não vivem e respiram a política diariamente.  

O outro tema que caiu na boca do povo neste mês de janeiro foi o caso envolvendo a Câmara de Vereadores, que ficou conhecido como a “farra das diárias”. O “escândalo” divulgado inicialmente pelo Jornal Diário de Pernambuco foi noticiado amplamente pelos veículos locais de comunicação, o que gerou várias especulações por parte da população.

E, partindo deste ponto é preciso observar o seguinte: “Qualificação e aprendizado é essencial em qualquer categoria. Os eventos com este sentido possibilitam aos seus participantes, acesso ao conhecimento e a troca de informações e experiências, o que na prática significa um maior rendimento em sua área de atuação”. “No caso dos vereadores, isto não é diferente”. “Quanto mais conhecimento adquirido, melhor será a sua atuação”.

Agora, se a grande quantidade de eventos em que os parlamentares locais participaram e seus gastos chamam a atenção, outros pontos importantes também merecem ser observados e levados ao debate público. Trata-se do grau de aprendizagem que estes vereadores trouxeram em suas bagagens, e o que de concreto eles colocaram em prática após participarem de tantos congressos.

Afinal, as viagens não foram a passeio e sim para estudar, atualizar e interagir com colegas de seu segmento, além de reforçar o currículo parlamentar.

Da mesma forma que é importante o esclarecimento público sobre os gastos, se faz necessário também, que os vereadores façam uma apresentação de suas ações após a participação nestes congressos.

Polêmicas a parte, acreditamos no caráter e no compromisso de cada vereador para com a população e o município de Bom Conselho.

Relembre o caso.
No dia 08 de janeiro, o Jornal Diário de Pernambuco divulgou matéria sobre as câmaras de vereadores do estado que mais gastaram com o pagamento de diárias no ano passado.

A Câmara de Vereadores de Bom Conselho aparece como a décima que mais gastou com diárias no último ano de 2011. Os dados estão registrados no Portal do Cidadão.

Só com diárias foram gastos R$ 189 mil. Diante da situação, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai realizar auditoria especial nas câmaras de Pernambuco, onde será investigado o uso indevido dos recursos públicos, que estariam sendo camuflados com pagamento de diárias para os parlamentares.

Na foto, o prédio sede da Câmara Municipal de Bom Conselho.

Um comentário:

  1. Veja alguns valores no Blog da lucinha Peixoto. Parece brincadeira pois ninguém esplica nada.

    Arlindo Paz

    ResponderExcluir