sábado, 22 de dezembro de 2012

O mundo não acabou, mas previsões continuam.

Apesar de todas as tentativas frustradas de estabelecer um marco no calendário para o fim do mundo, esta parece ser uma curiosidade ainda distante de ser saciada.

Se 21 de dezembro de 2012, era a estimativa mais próxima a ser posta à prova, certamente não foi à última.

“A pergunta sobre o fim do mundo sempre acompanhou a história humana. É uma questão existencial, pois o Homem entende que deve haver uma conclusão”, diz Abimar de Moraes, coordenador do programa de pós-graduação em Teologia da PUC-Rio de Janeiro.

Segundo o estudioso, muitas das previsões feitas decorrem de interpretações literais e anacrônicas dos textos da Bíblia, que não especifica uma data.

De acordo com uma profecia atribuída a São Malaquias, a chegada do sucessor de Bento XVI será o prenúncio do apocalipse, uma vez que representa o centésimo décimo segundo - e último - papa da lista supostamente criada por ele.

Um artigo publicado em 1960 pela conceituada revista Science com pesquisadores da Universidade de Illinois calcula que, mediante o ritmo do crescimento populacional medido até então, o juízo final poderia ocorrer no dia 13 de novembro de 2026.

Nem Isaac Newton parece ter resistido à tentação de arriscar uma previsão: o fim chegaria em 2060, segundo manuscritos do cientista baseados em seus estudos do livro de Daniel, que integra o Antigo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário