quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Conjuntivite é mais comum nos meses mais quentes do ano.

Os meses de verão se aproximam e, com ele, as doenças características dessa época mais quente do ano. É o caso, por exemplo, da conjuntivite, a inflamação da membrana transparente e fina que reveste o chamado branco dos olhos e o interior das pálpebras.

A inflamação, que pode durar até 15 dias, deixa os olhos vermelhos e úmidos, as pálpebras inchadas e dá uma incômoda sensação de coceira.
Especialistas explicam que o calor, o suor e o tempo seco do verão criam uma condição favorável para o aparecimento e a disseminação da conjuntivite, especialmente a do tipo viral, ou seja, a que é transmitida por vírus.

Apesar de não haver dados oficiais sobre o número de casos da doença que são registrados por ano no Brasil, estima-se que, nos meses mais quentes, os casos aumentem cerca de 30%.

Por isso, é importante ficar atento e se prevenir. Evite, por exemplo, lugares onde houver aglomeração de pessoas e procure não frequentar piscinas de academias ou clubes. Lave a mão e o rosto com frequência, já que estes são os principais meios de contágio. E, se perceber qualquer sinal diferente nos olhos, procure um oftalmologista para receber o tratamento mais indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário