Os meses de verão se aproximam e, com ele,
as doenças características dessa época mais quente do ano. É o caso, por
exemplo, da conjuntivite, a inflamação da membrana transparente e fina que
reveste o chamado branco dos olhos e o interior das pálpebras.
A inflamação, que pode durar até 15 dias,
deixa os olhos vermelhos e úmidos, as pálpebras inchadas e dá uma incômoda
sensação de coceira.
Especialistas explicam que o calor, o suor
e o tempo seco do verão criam uma condição favorável para o aparecimento e a
disseminação da conjuntivite, especialmente a do tipo viral, ou seja, a que é
transmitida por vírus.
Apesar de não haver dados oficiais sobre o
número de casos da doença que são registrados por ano no Brasil, estima-se que,
nos meses mais quentes, os casos aumentem cerca de 30%.
Por isso, é importante ficar atento e se
prevenir. Evite, por exemplo, lugares onde houver aglomeração de pessoas e
procure não frequentar piscinas de academias ou clubes. Lave a mão e o rosto com frequência, já que
estes são os principais meios de contágio. E, se perceber qualquer sinal
diferente nos olhos, procure um oftalmologista para receber o tratamento mais
indicado.


Nenhum comentário:
Postar um comentário