Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia
04, na cidade de Bom Conselho o Seminário “Quilombos Contemporâneos: Da
Identidade Cultural à Efetivação de Direitos”.
O evento, realizado na AABB, foi organizado
pela equipe de educadores do Projovem Campo - Saberes da Terra 4.2, em parceria
com a Prefeitura Municipal – através da Secretaria de Educação, e as
Comunidades Quilombolas Angico, Flores, Macacos e Isabel.
A vereadora Márcia Rodrigues – conhecida
como Márcia do Angico, foi à coordenadora do seminário que aconteceu pela
primeira vez no município.
O seminário, alusivo ao Dia da Consciência
Negra comemorado em 20 de novembro, contou com a presença de um grande público
formado em sua maioria por quilombolas.
O prefeito Dannilo Godoy e a vice-prefeita
Josefa Ferreira, estiveram presentes ao evento acompanhados por integrantes do
Governo Municipal.
O seminário contou em sua programação com a
apresentação cultural do Grupo Afrodance da comunidade quilombola Angico. Também
houve palestras ministradas pelas doutoras Maria Aparecida de Oliveira Souza,
Doutora em História pela UFPE, e a doutora Maria Bernadete Martins de Azevedo
Figueroa, Procuradora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco.
Para conferir mais fotos do evento, CLIQUE AQUI.
Por que não participaram instituições que trabalham com a questão territorial das comunidades quilombolas que deveria ser o principal foco? Parece que a Marcia do Angico não quer esse debate... Será?
ResponderExcluir