domingo, 26 de outubro de 2014

É bom saber: quem não votou no primeiro turno pode votar normalmente no segundo.

Eleitor que não votou no primeiro turno pode votar normalmente neste domingo, dia 26 de outubro, data do segundo turno. Basta comparecer à sessão eleitoral, levando o título de eleitor e um documento oficial com foto.

É importante lembrar, porém, que mesmo comparecendo neste segundo dia de votação, quem não votou e nem justificou no primeiro turno tem até o dia 4 de dezembro para se acertar com a justiça eleitoral. E, se por acaso, o eleitor não puder comparecer neste segundo turno, terá até o dia 25 de dezembro para justificar a ausência.

O brasileiro que não cumpre suas obrigações eleitorais fica impedido de assumir cargo público, não pode tirar carteira de identidade ou passaporte e não consegue empréstimos em bancos oficiais, entre outras restrições.

É sempre bom lembrar que o voto no Brasil é obrigatório para maiores de 18 anos de idade. Para quem tem 16 e 17 ou mais de 70 anos, participar da escolha dos representantes é facultativo. Eleitores não-alfabetizados e portadores de deficiência física ou mental também só votam se quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário