Criminosos cometeram nada menos que 2
milhões e 39 mil tentativas de fraude ao consumidor, ao longo de 2014. Média
impressionante de uma ocorrência a cada 15 segundos.
O levantamento, feito pela Serasa Experian,
leva em conta o chamado roubo de identidade. Quando o bandido usa os dados de
outra pessoa para fazer algum tipo de compra, por exemplo, que, é claro, ele
não vai pagar.
A boa notícia, se é que dá pra dizer assim,
é que o número é 7,5% menor que o registrado em 2013. O setor de telefonia
respondeu pelo maior número de tentativas de fraude, seguido pelo de serviços,
que incluiu, por exemplo, construtoras, seguradoras e salões de beleza, e pelo
setor bancário.
Uma das tentativas de fraude mais comum foi
a emissão de cartões de crédito, que o criminoso usa pra gastar e depois deixa
a conta para a vítima. Além da compra parcelada de eletrônicos e celulares,
usando uma identidade falsa. E a abertura de conta em banco com o nome de outra
pessoa.
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