Empresas apostam em Selfies para aumentar a
segurança de transações bancárias. A biometria já é utilizada com impressões
digitais, tamanho da mão, voz e até mesmo a íris dos olhos. Nos Estados Unidos,
a MasterCard iniciou um programa de testes.
A ideia é utilizar os auto-retratos,
conhecidos como selfie, na hora de efetuar compras e transferências. Na hora de
pagar, o cliente não terá de digitar senhas; bastará tirar uma foto da própria
face com o celular e um app da operadora fará o trabalho de identificação. No
Brasil, já há 90 mil caixas eletrônicos equipados com os sensores, de acordo
com a HDI Biometrics, empresa especializada em produtos biométricos. E
outros 70 mil ainda passarão pela transformação.
No varejo, as soluções poderiam ser usadas
na hora de abertura de crediários, alvo comum de fraudes por meio de documentos
falsos. A Certibio, por exemplo, pretende oferecer um sistema que utiliza o
banco de dados de órgãos oficiais de identificação para a validação da
identidade. Apesar da expansão do uso da tecnologia, a
autenticação biométrica ainda gera desconfiança nos usuários domésticos, que
têm dúvidas sobre a segurança dos dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário