Criminosos cometeram cerca de 150 mil
tentativas de fraude ao consumidor, só no mês de janeiro. O levantamento, feito
pela Serasa Experian, leva em conta o chamado roubo de identidade. Quando o
bandido usa os dados de outra pessoa pra fazer algum tipo de compra, por
exemplo, que é claro ele não vai pagar.
O número é menor que no mesmo período do
ano passado. Ainda assim, foi em média uma tentativa de fraude a cada 18
segundos. E a Serasa avaliou que a redução não foi causada necessariamente
porque a segurança melhorou. Mas sim porque a crise fez o movimento nos bancos
e no comércio diminuir.
Uma das tentativas de golpe mais comuns foi
a emissão de cartões de crédito, que o criminoso usa pra gastar e depois deixa
a conta pra vítima. A lista tem ainda a compra parcelada de eletrônicos e
celulares, usando uma identidade falsa. Além da abertura de conta em banco com
o nome de outra pessoa.
O setor de telefonia foi o líder em
tentativas de fraude, seguido pelo de serviços e pelo setor bancário. Para não
ser mais uma vítima, a Serasa recomenda, por exemplo, não perder seus
documentos de vista, quando tiver que entregar ao funcionário de uma loja para
fazer cadastro. E tomar cuidado antes de se cadastrar em sites de compras
desconhecidos.
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