domingo, 27 de março de 2016

Criminosos tentaram roubar identidade de consumidores 150 mil vezes, em janeiro.

Criminosos cometeram cerca de 150 mil tentativas de fraude ao consumidor, só no mês de janeiro. O levantamento, feito pela Serasa Experian, leva em conta o chamado roubo de identidade. Quando o bandido usa os dados de outra pessoa pra fazer algum tipo de compra, por exemplo, que é claro ele não vai pagar.

O número é menor que no mesmo período do ano passado. Ainda assim, foi em média uma tentativa de fraude a cada 18 segundos. E a Serasa avaliou que a redução não foi causada necessariamente porque a segurança melhorou. Mas sim porque a crise fez o movimento nos bancos e no comércio diminuir.

Uma das tentativas de golpe mais comuns foi a emissão de cartões de crédito, que o criminoso usa pra gastar e depois deixa a conta pra vítima. A lista tem ainda a compra parcelada de eletrônicos e celulares, usando uma identidade falsa. Além da abertura de conta em banco com o nome de outra pessoa.

O setor de telefonia foi o líder em tentativas de fraude, seguido pelo de serviços e pelo setor bancário. Para não ser mais uma vítima, a Serasa recomenda, por exemplo, não perder seus documentos de vista, quando tiver que entregar ao funcionário de uma loja para fazer cadastro. E tomar cuidado antes de se cadastrar em sites de compras desconhecidos.

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