Olá
colegas concurseiros e estudantes de modo geral... Hoje falaremos de um tema
muito pertinente e que por vezes passa despercebido pelos estudantes... O ESQUECIMENTO E A FIXAÇÃO DO ESTUDOS! De
início, na preparação para concursos públicos, temos que ter a preocupação em
avançar nos conteúdos do programa de estudos, mas sem perder de vista o que foi
estudado anteriormente . Ou seja, avançar nos nossos estudos sem esquecer o que
ficou para trás. Esta preocupação é fundamental e chega a incomodar alguns
candidatos. E envolve a resposta à seguinte indagação: como avançar nos estudos sem esquecer o que
já foi estudado?
De antemão já enfatizo que todas essas dicas só
fazem sentido e terão eficácia se você estiver estudando de forma programada,
com um compromisso diário e seguindo um objetivo. E sobre seguir um objetivo,
destaco que a preparação para concursos públicos deve pautar-se por dois
objetivos fundamentais, um mediato e outro imediato.
O objetivo imediato, que corresponde ao fim maior,
consiste na aprovação, ao passo que o objetivo imediato, mais direto e que
viabilizará a aprovação, consiste na apropriação intelectual e cognitiva dos
conhecimentos e informações passíveis de cobrança no momento da prova. Portanto,
para o candidato de alto rendimento, que conta com a planificação e
monitoramento dos seus estudos, significa manter a disponibilidade do que já
foi apropriado na medida em que avança no seu plano.
E fazer sempre esse link do que foi estudado com os
novos conteúdos que estão em estudo é muito importante, de modo a não tornar o
estudante vítima da curva de esquecimento. Assim, para manter esse link entre
tudo que você estudos e do que está estudando, você deve antes de retomar (para
avançar) o ponto de uma matéria, rever o ponto anterior. Durante esse
processo temos a influência da aprendizagem e da memória.
A aprendizagem envolve a apropriação e
disponibilidade intelectual da informação, para tanto, a memória conta com um
papel fundamental, já que consiste numa função cognitiva primária, ao passo que
a aprendizagem consiste numa função cognitiva secundária. Dessa maneira, apesar
da memória ter um papel relevante, tal papel consiste apenas numa parte do
processo. É importante destacar que temos as memórias de longo prazo e curto
prazo, as quais envolvem mecanismos e finalidades distintas. Diante disso
podemos concluir que, na medida em que avançamos nos estudos, se tivermos a
disponibilidade da informação estudada enquanto memória de longo prazo,
minimizamos o esquecimento.
Com isso, esta ideia deveria passar a ser um norte
conceitual pelo candidato. Ou seja, neutralizar a curva de esquecimento a
partir da eficiência dos estudos, procurando se apropriar das informações enquanto
memórias de longo prazo. A ideia de revisar os conteúdos anteriormente
estudados antes de começar os novos consistia numa estratégia voltada à
transformação da informação em memória de longo prazo. A repetição consiste num
dos caminhos a serem adotados.
Como técnica para buscar um estudo mais eficiente,
temos a planificação dos estudos como uma das chaves da aprendizagem e com a
utilização de três êxitos conceituais da preparação (planejamento, aprendizagem
e gestão emocional), sem atribuir escala de importância. Dessa forma,
sintetizando as estratégias voltadas à neutralização da curva de esquecimento,
podem ser adotados os seguintes caminhos: rever as informações estudadas
(conteúdos correspondentes a cada matéria) ao longo da execução do planejamento
(da 1ª Fase de Preparação); parar a execução do planejamento (da 1ª Fase de
Preparação) para a realização de revisões; concluir a execução do plano (da 1ª
Fase de Preparação), para depois promover a revisão; revisões de véspera de
prova.
Esclareço que enfatizei estratégias voltadas à 1ª
Fase da Preparação, pois a revisão consiste num dos objetivos táticos da 2ª
Fase de Preparação. Adotando a estratégia de rever a matéria anterior antes de
iniciar novos conteúdos, sugiro que o faça após iniciar o estudo da nova
matéria, seja parando durante o turno de estudo ou ao final. Digo isto pois,
segundo recentes estudos da neurociência, o contato com o conhecimento novo
tende a ativar funções e áreas cerebrais que colaboram com a fixação da informação
antes apropriada.
Então, em resumo, busque a seguinte
estratégia/organização:
1 - Selecione a disciplinas básicas e presentes na
maioria dos concursos: Português, Matemática/R.Lógico e Informática; e as
distribua em um cronograma para um estudo diário: Segunda das 14 às 15 -
Português; das 15 às 16 Matemática.
2 - Se tiver focando algum concurso específico,
distribua em seu cronograma as disciplinas específicas geralmente cobradas de
acordo com editais anteriores.
3 - Destine mais dias e tempo em seu cronograma
para disciplinas mais cobradas e suas prova ou as que você tem mais
dificuldade.
4 - Ao estudar, faça resumos e anotações. Pesquise
os termos e palavras que não entender. Não siga com dúvidas.
5 - Faça diversas questões de concursos para ir
testando seu conhecimento e vá anotando seus resultados e anotando os pontos
que tem mais dificuldade para revê-los.
6 - Antes de passar para um assunto novo,
revise o anterior; e quando for seguir para outro assunto, revise os dois
anteriores e assim sucessivamente...
Dessa forma, você terá um estudo com disciplina,
eficiência, criará um habito e fugirá da curva do esquecimento. Não faça como o ÍCARO:
Wesley França: Professor
e Coordenador do EAP Cursos/EAPCON, Servidor Público Federal, Pós graduado em
Direito Previdenciário, Administrativo e Constitucional, concurseiro, escritor
amador e editor do site. Baseado em
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