segunda-feira, 6 de março de 2023

Brasileiro começa 2023 pedindo menos empréstimo; juros altos encarecem o crédito.

O consumidor brasileiro começou o ano buscando menos crédito. Não porque está precisando menos de dinheiro, mas porque os empréstimos estão mais caros. Essa é a conclusão de levantamento realizado pela Serasa Experian.  Na comparação com janeiro de 2022, a queda da busca por crédito em janeiro de 2023 foi de 3,5%.

O levantamento mostra que a procura por crédito foi menor em todas as faixas de renda, mas especialmente entre os mais pobres. Na faixa da população que ganha entre R$ 500 e R$ 1 mil mensais, a queda foi superior à média, ficando em 4,5%.

A análise por região do país revela que em apenas cinco unidades da federação, a busca por crédito no período cresceu: em Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Sul, estados em que a alta ficou abaixo de 3%, e Amazonas, com crescimento de 6,6% na busca por crédito no período analisado.

Vale lembrar que os custos relacionados à tomada de crédito têm relação direta com a Selic, que é a taxa referência de juros da economia nacional, definida pelo Banco Central. Ela está atualmente fixada em 13,75% ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário