quarta-feira, 15 de março de 2023

Brasileiro deve consumir menos feijão nos próximos anos por causa do aumento do preço, aponta estudo.

Um dos alimentos mais tradicionais no país, consumido de cinco a sete dias por semana, o feijão poderá perder espaço no prato dos brasileiros. Entre os motivos estão o aumento no preço, o avanço dos ultraprocessados e as mudanças culturais, aponta estudo feito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, da Faculdade de Medicina da UFMG, verificaram que a redução no consumo já tem ocorrido nos últimos anos. De acordo com eles, a previsão é que até 2025, a maioria da população passe a consumir feijão de um a quatro dias por semana, em média.

Rico em vitaminas e minerais, o alimento também deverá sofrer os impactos do clima em sua produção. É o que mostra um outro estudo, feito pela empresa de pesquisa agropecuária, a Embrapa, e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, a Esalq.

A pesquisa indica que até 2050, o país teria que produzir um milhão e meio de toneladas a mais de feijão, para suprir a demanda. No entanto, o estudo mostra que a produtividade será afetada pela elevação da temperatura e o preço do produto deverá subir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário