A nova Carteira de Identidade Nacional já está disponível para dez milhões de brasileiros. O dado é do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo documento atualiza o Sistema de Identidade Nacional e determina o CPF como o único número de Registro Geral. O objetivo é evitar que cada estado emita um documento com número diferente por cidadão.
A Carteira de Identidade Nacional começou a ser emitida em julho deste ano. Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a expedir o documento. Depois, outros estados e o Distrito federal também passaram a emitir. A nova carteira só não está disponível ainda para moradores do Amapá e de Roraima.
O documento acompanha todo o ciclo de vida do cidadão. Ele possui um QR Code que permite verificar pelo smartphone a autenticidade da carteira e saber se ela foi furtada ou extraviada. Também possui o mesmo código internacional usado em passaportes e, portanto, pode ser usado como documento de viagem.
A Carteira de Identidade Nacional é válida em todo o país e a validade dela depende da faixa etária: de cinco anos para crianças com até 12 anos de idade, dez anos para quem tem acima de 12 e até 60, e validade indeterminada a partir dos 60 anos. Para acessar a versão digital é só acessar o portal gov.br e ter o RG em papel ou em policarbonato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário