Você já reparou que cada vez mais crianças brasileiras estão usando óculos? Na verdade, essa é uma realidade não só aqui o Brasil. O número de crianças que precisam de lentes corretivas aumentou em todo mundo e o principal problema detectado é miopia.
Um estudo recém-publicado em uma revista científica de oftalmologia revela que uma a cada três crianças e adolescentes no mundo tem o distúrbio visual, que dificulta a visão a longa distância. As projeções indicam que, até 2050, devem registrados 740 milhões de novos casos em pessoas entre 5 e 19 anos.
Uma das explicações é a exposição das crianças a telas cada vez mais cedo, seja por meio de tablets, celulares, videogames e televisão. Por isso, a orientação dos especialistas é que o acesso às telas só seja disponibilizado a partir dos dois anos de idade e por curto período. Aos 5 anos de idade, por exemplo, o tempo máximo aconselhado é de uma hora por dia. Entre 6 e 10 anos, o limite é de duas horas diárias.
E vale lembrar que, embora seja a doença visual cujo diagnóstico mais aumenta nos consultórios oftalmológicos, a miopia não é o único problema que afeta a visão. A hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia, também chamada de vista cansada, são exemplos de distúrbios que precisam de acompanhamento especializado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário