sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Bancada feminina na Câmara de Bom Conselho mantém mínima representatividade pela segunda legislatura consecutiva.

A representatividade feminina na Câmara Municipal de Bom Conselho vai repetir o cenário dos últimos quatro anos. Nas eleições de 2024, apenas duas mulheres foram eleitas vereadoras para a próxima legislatura, assim como ocorreu em 2020. Esse resultado marca a menor bancada feminina em duas décadas, retrocedendo ao mesmo número de eleitas das eleições de 2008.

As duas vereadoras que representarão as mulheres na Câmara a partir de 2025 são Sandra Tenório e Léa Ramos, as mesmas que foram eleitas em 2020, ou seja, ambas foram reeleitas, mantendo a bancada feminina sem renovação e limitada a apenas duas cadeiras em um total de 13 vagas. As parlamentares reeleitas pertencem ao mesmo grupo político.

A comparação com legislaturas passadas revela o encolhimento da bancada feminina em Bom Conselho. Em 2016, cinco mulheres conquistaram cadeiras na Câmara; em 2012 foram quatro; em 2004 e 2000, três. Esse recuo contínuo reacende o debate sobre a sub-representação feminina em posições de decisão política e o desafio de incentivar candidaturas de mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário