terça-feira, 30 de abril de 2013

Ligação de celular pirata vai ser bloqueada já no ano que vem.

As operadoras de telefonia móvel prometem bloquear chamadas de celular xing-ling, apelido dado aos aparelhos piratas. Alguns comportam até quatro chips e tem marcas parecidas com as empresas de maior prestígio.

A empresa que pirateia a Nokia, por exemplo, colocou um “C” no lugar do “Ó”, troca que é percebida por quem realmente está mais atento.

A Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações já autorizou as operadoras a instalarem bloqueadores de chamadas feitas a partir dos xing-ling, que, em geral, são trazidos da China. As empresas informam que no início de 2014 já devem usar essa tecnologia.
O rastreamento é possível porque o celular legalizado possui um registro chamado IMEI. Quando o aparelho fizer uma chamada, vai junto com o sinal o número desse IMEI, permitindo que a ligação seja completada ou não.

Um representante dos fabricantes informa que o celular pirata faz aumentar o número de reclamações contra as operadoras, pois o consumidor não sabe identificar de quem é o problema.

Como ele não sabe nem onde fica o fabricante do aparelho, acaba descarregando a queixa nas companhias telefônicas, que são obrigadas a expor publicamente seus canais para receber informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário