quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Embora raro câncer de mama pode, sim, afetar os homens.

Outubro é o mês de voltar às atenções para o câncer de mama. Todos os anos, a campanha Outubro Rosa é realizada por diversas entidades e em muitas partes do mundo para conscientizar principalmente as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Mas é importante lembrar que não são só elas que sofrem com o problema. Ainda que os casos não sejam tão freqüentes, o câncer de mama é, sim, registrado nos homens, já que eles também têm glândulas mamárias.
Dados do Instituto Nacional de Câncer, Inca, mostram que só em 2010 esse tipo de tumor matou 12 mil 852 pessoas no Brasil. 147 vítimas eram do sexo masculino. Por isso, é fundamental que eles também fiquem atentos ao problema.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o diagnóstico nos homens acaba sendo tardio e o câncer é descoberto quando o tumor já está em estado avançado, já que ainda existe muito preconceito.

O auto-exame, indicado para as mulheres como melhor forma de detectar alterações, também deve ser realizado por eles.

E, quando percebe um nódulo no peito ou nas axilas, o homem deve procurar atendimento médico especializado, para que exames específicos sejam feitos e o paciente seja submetido ao tratamento mais indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário