domingo, 7 de abril de 2019

Cresce o número de brasileiros dispostos a deixar o Brasil; Japão e Canadá são principais opções.

Aumenta, a cada ano, o número de brasileiros que decidem deixar o Brasil em busca de melhores condições de vida no exterior. Só no ano passado, mil pessoas a mais, na comparação com 2017, entregaram a declaração de saída definitiva do país, segundo dados da Receita Federal. Foram 22 mil 400 brasileiros que trocaram o país tropical pelas geladas cidades canadenses ou pelas longas jornadas de trabalho no Japão.

São dois destinos que atraem trabalhadores estrangeiros com políticas de incentivo, para suprir a falta de mão de obra acarretada pelo envelhecimento da população. No Japão, há vagas para estrangeiros em 14 áreas, em atividades de limpeza e cuidados domésticos; na indústria eletrônica e automotiva; na construção civil e na agricultura, de acordo com o consulado.

O Canadá tem um programa exclusivo - Express Entry – para quem quer se mudar com emprego garantido. Segundo o consulado, MIL 300 brasileiros estão inscritos. Em 2015, eram apenas 250. As principais profissões recrutadas são de vendedor, operário de obras, soldador, engenheiro elétrico, assistente administrativo, motorista, caixa e enfermeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário