terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Número de asteroides chegando perto da Terra foi recorde em 2019.

2019 foi um ano movimentado. E eu não estou falando de atividades humanas, mas sim da movimentação de asteroides. De acordo com informações da agência espacial europeia, conhecida pela sigla ESA, o número de corpos espaciais chegando perto da Terra foi recorde. Nenhum deles causou, efetivamente, danos ao nosso planeta, mas chegaram perto o bastante para deixar especialistas em alerta.

Um dos exemplos é o asteroide de dois metros de diâmetro que, em outubro, passou a pouco mais de 6 mil quilômetros da superfície de nosso planeta. Apenas para comparação, a distância da Terra até a Lua é pouco mais de 384 mil quilômetros. Ainda de acordo com a agência espacial europeia, este ano, os observadores do céu encontraram mais de 2 mil e 100 novos objetos desde o primeiro dia de janeiro.

Ao todo, a ESA tem uma lista com quase 21 mil e 500 asteroides e 108 cometas classificados como potencialmente perigosos, por causa da distância em que se encontram; a maioria deles, no entanto, apresenta baixíssimo risco de colisão com o nosso planeta. Um deles é um asteroide de mais de 400 metros de largura que deve passar relativamente perto da Terra na próxima quinta-feira, 26 de dezembro.

Segundo da Nasa, agência espacial norte-americana, que também monitora esse asteroide, ele está viajando a uma velocidade de 44.172 km/h. Mesmo sendo grande e rápido, não há motivo para pânico. A distância mais próxima que ele deve chegar da Terra é 7 milhões 291 mil e 400 km. Apesar de não ser considerada tão grande, é quase 20 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário