sábado, 14 de maio de 2022

Além da cabeça, enxaqueca provoca dores no pescoço e nos ombros, demonstra estudo.

Muita gente desacredita dos efeitos incapacitantes da enxaqueca. A doença caracterizada por fortes dores de cabeça também provoca outros sintomas extremamente incômodos. Pacientes afetados podem sentir dores no pescoço e na musculatura dos ombros.

Os efeitos da enxaqueca são relatados no estudo publicado na Cephalalgia, revista oficial da Sociedade Internacional de Cefaleias (em tradução livre) a partir da avaliação de exames de ressonância magnética. Foram analisados 21 pacientes com enxaqueca e 22 pessoas sem a doença.

Os resultados apontaram que os que sofrem com a doença tinham sinais de processos inflamatórios na musculatura do trapézio – músculo na região dorsal responsável pela sustentação dos braços e ombros. Também apresentaram dores nos ombros, na face e na coluna cervical. Outros, relataram fortes dores de cabeça irradiadas para outras partes.

O estudo não apontou diferenças entre idades e sexo dos pacientes. Segundo os coordenadores da pesquisa, foi demonstrado que há evidências de um processo inflamatório periférico provocado pela enxaqueca e não apenas a dor de cabeça, sintoma comumente associado à doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário