quinta-feira, 12 de maio de 2022

Cai o número de jovens adultos brasileiros que consomem álcool de maneira abusiva.

Pela primeira vez em sete anos, o índice de adultos jovens brasileiros que consomem álcool de maneira abusiva ficou está abaixo de 20%. A pesquisa chamada Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, do Ministério da Saúde, revelou que 19,3% dos homens e mulheres com idades entre 18 e 24 anos do nosso país consomem 60 gramas ou mais de álcool, o equivalente a pelo menos quatro doses, em uma única ocasião, pelo menos uma vez por mês.

A queda do consumo abusivo de álcool por pessoas da faixa etária em questão vem acontecendo de forma acentuada desde os anos 2000 em países do primeiro mundo, mas isso não era observado no nosso país até a mais recente pesquisa. Para especialistas, um dos fatores que podem ter contribuído para o resultado mais positivo é o maior convívio desses jovens com os pais durante a pandemia.

Já entre os que têm idades de 25 a 34 anos, o consumo abusivo se mantém em 25,5%. O consumo de álcool está associado a doenças como cirrose hepática, alguns tipos de câncer e problemas cardiovasculares, além de distúrbios mentais e comportamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário