terça-feira, 16 de abril de 2024

Garanhuns recebe nota máxima do MEC na alimentação escolar.

Garanhuns mais uma vez se destaca no cenário educacional ao alcançar a nota máxima atribuída pelo Ministério da Educação (MEC) na avaliação da alimentação escolar. A conquista foi confirmada pela Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional – COSAN, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), após uma análise detalhada dos documentos relacionados às iniciativas de alimentação e nutrição realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns.

A avaliação qualitativa foi conduzida utilizando o Índice de Qualidade da COSAN (IQCOSAN). Com pontuações que variam de 0 a 95 pontos, o índice classifica os cardápios como inadequados (0 a 45,9 pontos), necessitando de melhorias (46 a 75,9 pontos) ou adequados (76 a 95 pontos).

Todos os cardápios analisados foram considerados adequados, recebendo notas elevadas. Destaca-se que o cardápio das Creches e Educação Infantil integral, destinado a crianças de até 3 anos de idade, obteve a maior pontuação, atingindo 95 pontos. Nesta análise, foi observada a qualidade e o fornecimento das cinco refeições diárias oferecidas nessas unidades em período integral, bem como a presença adequada de frutas, legumes e verduras, variedade nas preparações planejadas e inclusão de pratos regionais e da sociobiodiversidade.

Este resultado reflete o compromisso contínuo de Garanhuns com a promoção de uma alimentação saudável e balanceada para os estudantes, contribuindo não apenas para o seu desenvolvimento acadêmico, mas também para o seu bem-estar geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário