Nesta sexta-feira, 15 de novembro, é feriado nacional no Brasil. O país celebra neste dia a Proclamação da República. Este ano, a data completa 135 anos. Foi em 15 de novembro de 1889 que foi instalado oficialmente no nosso país o regime republicano, o que significou o fim da Monarquia e, consequentemente, também da soberania do imperador D. Pedro II.
A Proclamação da República ocorreu na Praça da Aclamação, atual Praça da República, na cidade do Rio de Janeiro, que, na época, era a capital do Império do Brasil. Foi assinada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que se tornou o primeiro presidente do País. O militar ficou na presidência da então nova República até o final de 1891, quando declarou estado de sítio e deu um golpe.
Lideranças regionais e setores do Exército ligados ao vice-presidente Floriano Peixoto reagiram fortemente e, diante da iminência de uma guerra civil, Marechal Deodoro da Fonseca renunciou em 23 de novembro de 1891. Floriano Peixoto assumiu a presidência e governou até 1894 – daí em diante, é História...
Nenhum comentário:
Postar um comentário