A quebra na safra de milho dos Estados Unidos deve ter impacto direto nos supermercados brasileiros. É que com a falta do grão no mercado internacional, os preços dispararam. E o Brasil, onde a safra deste ano pode bater recorde, virou o centro das atenções.
Dados do Governo indicam que as exportações devem chegar a 12 milhões de toneladas, alta de quase 30% na comparação com 2011. Sem falar que os preços lá fora dispararam 45% de um mês pra cá, para perto de 40 reais a saca.
O resultado, além do aumento dos preços dos derivados do milho, deve ser sentido também nos açougues. Afinal, o grão hoje é um dos principais componentes da ração do gado, dos porcos e dos frangos, cujos preços da carne também podem subir.
A situação mais confortável para o consumidor é quanto à carne de porco, já que o embargo da Rússia fez a oferta crescer e o preço cair nas últimas semanas.
Enquanto no caso do gado, a chuva fora de época tem ajudado a manter os pastos mais verdes e feito os criadores gastarem menos com ração.
Cenário que deve mudar a qualquer momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário