terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Bandeira da conta de luz será amarela, em janeiro.

A conta de luz terá bandeira tarifária amarela, em janeiro, a mesma de dezembro. A informação é da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. Isso significa que ainda haverá a cobrança de uma taxa extra de um real e 34 centavos por cada 100 quilowatts-hora.

A justificativa é o fato de que o nível de boa parte dos reservatórios está baixo, sem falar que nos últimos dias choveu menos que o esperado. Quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas cai, o Governo tem que acionar as usinas térmicas, que produzem uma energia mais cara e mais poluente.

Vale lembrar que o Instituto Nacional de Meteorologia projeta chuvas dentro da normalidade para o verão, que começou no dia 22 de dezembro e vai até março. Em 2019, foram cinco meses de bandeira verde, sem a cobrança de taxa extra, quatro de bandeira amarela e três de bandeira vermelha nível 1.

Situação bem melhor que a de 2018, quando o consumidor brasileiro encarou cinco meses com a bandeira vermelha no nível 2, o mais alto. O que representou a cobrança extra de cinco reais pra cada 100 quilowatts-hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário