domingo, 29 de dezembro de 2019

Mercado ilegal de bebidas causa prejuízo bilionário aos cofres públicos do Brasil.

O mercado ilegal de bebidas causa prejuízo bilionário aos cofres públicos do país. De acordo com estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro da Cachaça, o IBRAC, o Brasil deixa de arrecadar, anualmente, 10 bilhões de reais em impostos devido ao contrabando, à falsificação e a produção ilegal de bebidas alcoólicas.

Para se ter uma ideia, consideradas apenas as vendas de destilados, segundo o IBRAC, praticamente 29% do volume em álcool puro é composto por produtos ilegais, o equivalente a uma em cada quatro garrafas de uísque e uma em cada cinco garrafas de vodca vendidas no país. Entre os destilados, a cachaça é o produto que mais sofre com o comércio ilegal aqui no Brasil.

As estimativas são de que 160 milhões de garrafas de cachaça sejam fabricadas e comercializadas sem respeitar a legislação vigente. Vale lembrar que o setor de bebidas têm as mais alta taxa de impostos no Brasil. De acordo com o Impostômetro, ferramenta que monitora a quantidade de impostos pagos pelos brasileiros, a porcentagem de tributação, apenas da cachaça, passa dos 80%. Isso, segundo o IBRAC, tem forte relação com o mercado ilegal. Por isso, a entidade defende a reavaliação da carga tributária imposta ao setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário