terça-feira, 14 de abril de 2020

Câmara aprova projeto que obriga Governo Federal a compensar estados e municípios pela perda de arrecadação causada pela pandemia.

O Governo Federal terá que compensar estados e municípios pela perda de arrecadação que eles sofrerem durante a pandemia do coronavírus. Pelo menos é o que diz um Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Deputados.

De um lado, prefeituras e governos estaduais ficariam proibidos de aumentar despesas, a não ser que seja pra combater a pandemia do coronavírus. Do outro, a arrecadação com ICMS e ISS, entre abril e setembro, seria comparada, mês a mês, com a do mesmo período do ano passado.

Como o fechamento do comércio deve puxar os valores pra baixo, a União teria que repassar verba para compensar essas perdas. Caso a perda de arrecadação fique na casa de 30%, como previsto pela União, a medida custaria, ao Governo Federal, 80 bilhões de reais.

O projeto, que agora será avaliado pelo Senado, ainda permite a suspensão de dívidas de estados e municípios com o BNDES e a Caixa. Num primeiro momento, o texto não agradou o Governo, que prefere o repasse de um valor fixo, não necessariamente relacionado com a queda do recolhimento com ICMS e ISS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário