quinta-feira, 23 de abril de 2020

Situação do coronavírus em Bom Conselho e municípios vizinhos.

Bom Conselho: Dentro do plano de ação de enfrentamento ao Covid-19, a Prefeitura de Bom Conselho adquiriu, nos últimos dias, novos equipamentos para reforçar os serviços na ala do Hospital Monsenhor Alfredo Dâmaso destinada a receber pacientes com problemas respiratórios, e foi feita a aquisição de vários Equipamentos de Proteção individual (os EPIs) para uso dos profissionais de Saúde.

A Secretaria de Saúde, com o apoio da Vigilância em Saúde, segue com um trabalho intenso de combate ao coronavírus. No início da noite de quarta-feira, 22, o órgão municipal de saúde divulgou o boletim atualizado sobre a doença. O município registra dois casos confirmados, sendo que um evoluiu para óbito, quatro casos suspeitos, 89 em monitoramento, e 51 descartados. O novo relatório será divulgado às 18 horas desta quinta-feira (23).
Terezinha: O Governo Municipal anunciou a aquisição de mais 10 mil máscaras reutilizáveis para serem distribuídas a população. Outra medida adotada é que a partir desta semana a feira livre será realizada em locais além do calçadão, com tendas, e passará por um novo ordenamento. No domingo, 19, foi promovida uma ação educativa em Saúde na feira livre e no mercado de carne. Neste período de quarentena devido o coronavírus e por motivos de segurança sanitária, a feira livre do município de Terezinha, que acontece semanalmente aos domingos, está restrita apenas aos comerciantes locais.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, em Terezinha 26 pessoas que chegaram de viagem estão em monitoramento/isolamento domiciliar, e 96 casos estão com o monitoramento concluído, ou seja, o período de 14 dias de quarentena. De acordo com o órgão de saúde, Terezinha não tem nenhum caso confirmado no município.
Brejão: A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Vigilância Sanitária, e apoio da Secretaria de Obras, distribuiu aos feirantes do município álcool em gel e máscaras para a proteção de ambos devido a pandemia do novo coronavírus. Durante a entrega do material, todos foram orientados sobre a maneira correta de usar o álcool em gel e as máscaras.

Ainda em Brejão, o boletim atualizado divulgado pela Secretaria de Saúde sobre a situação do coronavírus mostra que o município tem um total de oito casos em monitoramento domiciliar com síndrome gripal, 7 pessoas que chegaram de viagem e estão sendo monitoradas, e seis monitoramentos concluídos.
Saloá: A equipe da Secretaria de Saúde vem realizando um trabalho educativo e de fiscalização na feira livre. Além das ações educativas, também foi implantado o Plantão Sanitário, através do qual a população pode tirar suas dúvidas e fazer denúncias, através dos telefones (87) 98147-2886 ou (87) 98134-0656. Também estão sendo monitoradas diariamente pessoas que vieram de outros estados e estão em isolamento domiciliar durante um período de 14 dias. Atualmente, são acompanhadas 101 pessoas, 237 já concluíram a determinação de isolamento, e um caso está em investigação.

Ainda em Saloá, a Câmara de Vereadores fez uma doação financeira à Secretaria de Assistência Social do Município no valor de R$ 8 mil reais para ajudar nos efeitos do novo Coronavírus. E também aprovou projeto de Lei que dispõe, entre outros, sobre a redução em 50% do valor do salário do prefeito e da vice-prefeita, além dos vencimentos dos secretários municipais, com exceção dos de Saúde e Assistência Social.
Iati: A Prefeitura de Iati, por meio de sua Secretaria de Saúde, montou barreiras sanitárias em todas as entradas para a cidade. Nos locais, os condutores, acompanhantes ou passageiros recebem as orientações de prevenção ao Covid-19, além de demais informações importantes sobre a doença. Ainda é verificada a temperatura corporal e também feito um protocolo de monitoramento. Os veículos são todos esterilizados.

A Administração Municipal também publicou decreto com determinações sobre as feiras livres no município. Pelo documento, apenas os feirantes que trabalhem com gêneros alimentícios e que tenham residência estabelecida em Iati podem comercializar seus produtos. Pelo último boletim da Secretaria de Saúde, o município ainda não registrou nenhum caso de Covid-19.
Correntes: A Administração Municipal engajada neste trabalho de prevenção e também combate ao coronavírus vem realizando ações preventivas, incentivando a população a ficar em casa, e só sair às ruas em extrema necessidade. Na quarta-feira (22), por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a entrega de Kits de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para os profissionais de saúde do município, inclusive para os Agentes Comunitários de Saúde.

E recentemente, a Secretaria de Infraestrutura esteve realizando um trabalho de desinfecção em alguns pontos da região central da cidade. Correntes até o momento, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, na quarta-feira (22), registra três casos suspeitos, um em investigação e dois descartados.
Lagoa do Ouro: Para se adequar ao momento de Pandemia Mundial do Novo Coronavírus, as feiras de Lagoa do Ouro estão acontecendo nas terças e quartas, na praça de eventos Vavá Machado, que está fechada com estrutura de disciplinadores, possibilitando a entrada controlada dos consumidores para evitar aglomerações. Nas feiras estão sendo comercializados apenas gêneros alimentícios. Para garantir uma maior segurança para feirantes e consumidores, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem fornecendo luvas e máscaras, bem como álcool à 70% para desinfecção dos feirantes e consumidores.

E a Secretaria Municipal de Educação deu início na quarta-feira, dia 22, ao processo de entrega dos kits de Alimentação Escolar às famílias em situação de vulnerabilidade social, cujos filhos estão matriculados regulamente na Rede Municipal de Ensino. Os kits estão sendo entregues diretamente nas casas das famílias beneficiadas. A expectativa é que cerca de 1.800 famílias sejam contempladas, tanto na área urbana, quanto no distrito de Igapó e no povoado de Campo Alegre, bem como nas localidades rurais que possuem Unidades Escolares. O município, segue sem registros do Covid-19.
Garanhuns: Na manhã de quarta-feira (22), guardas municipais da AMSTT promoveram mais uma ação de prevenção ao novo coronavírus. Os agentes estiveram orientando a população a respeito do uso de máscaras e a distância segura de um metro e meio. Também na quarta, teve início a distribuição para as famílias da terceira remessa de kits merenda. A Secretaria de Educação de Garanhuns, foi pioneira na região, na decisão pelo fornecimento emergencial de alimentação escolar. Desde que as aulas foram suspensas, devido à medidas de prevenção ao novo coronavírus, eles começaram a ser entregues.

E ainda na quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou um novo caso de Covid-19. Com este registro passou para 10 o número de casos confirmados da doença em Garanhuns, com um paciente recuperado e dois que vieram a óbito. De acordo com o boletim divulgado na quarta-feira, dia 22, o município tem ainda oito casos em investigação laboratorial, nove casos descartados, 110 em monitoramento domiciliar, e 233 casos de monitoramento concluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário