sábado, 11 de abril de 2020

Covid-19 tem matado mais homens que mulheres.

Homens são maioria entre as vítimas fatais do novo coronavírus no mundo. No Brasil, os pacientes do sexo masculino representam 58% dos óbitos e na Itália, 70%, de acordo com o G1. A tendência foi observada inicialmente na China e também se refletiu em países como França, Alemanha, Irã, Coreia do Sul e Espanha.

Especialistas não sabem explicar exatamente porque isso ocorre e acreditam que há relação com diversos fatores. Entre eles, biologia, estilo de vida e comportamento. Na Coreia do Sul, por exemplo, embora as mulheres sejam 61% dos casos confirmados, mais da metade das mortes pela doença foram de pacientes do sexo masculino.

Já na China, onde a epidemia de Covid-19 começou, levantamento feito em um hospital da cidade de Wuhan mostrou que dois em cada três infectados pelo vírus eram homens. A pesquisa apontou ainda que mais da metade dos doentes hospitalizados tinham problemas crônicos, como cardiopatias e diabetes. Uma das explicações é que os homens tendem a ingerir álcool e a fumar mais que as mulheres, o que eleva o risco destas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário