terça-feira, 24 de junho de 2025

Brasil lidera ranking de milionários na América Latina e tem a economia menos igualitária do planeta.

O Brasil tem hoje 433 mil pessoas com fortuna superior a 1 milhão de dólares – o que, em uma conversão direta, considerando a cotação atual, dá algo em torno de 5 milhões e meio de reais. A conclusão está em um relatório global produzido pelo banco UBS, especializado na gestão do patrimônio de alta renda. Com essa quantidade de milionários em dólar, por assim dizer, o Brasil fica na posição de número 19 entre 56 países no ranking de riqueza.

O país que tem o maior número de milionários no mundo é os Estados Unidos: pouco mais de 23 milhões e 800 mil pessoas. Uma liderança com folga, diga-se de passagem, já que o segundo colocado é a China, onde o estudo aponta que existem 6 milhões, 327 mil pessoas com fortuna de mais de um milhão de dólares, praticamente 4 vezes menos que nos Estados Unidos. Considerando apenas os países da América Latina, o Brasil aparece no topo do ranking.

Apesar disso, o Brasil também aparece no topo da lista de países mais desiguais. O estudo mostra que, embora o patrimônio médio e mediano dos brasileiros tenha crescido em 2024, a concentração de renda ainda é um problema sério e o nosso país fica com a primeira colocação, ao lado da Rússia, de economia menos igualitária do planeta. África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita aparecem na sequência. O top 10 dos desiguais tem, ainda, Suécia, Estados Unidos, Índica Turquia e México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário