sábado, 27 de dezembro de 2014

Ganhou presente e não gostou? Saiba que a loja não é obrigada a trocar.

Todo final de ano é a mesma coisa: o brinquedo não agradou, a roupa não serviu, o celular não funcionou... Aí, o que fazer? Segundo os órgãos de defesa do consumidor, se a pessoa não gostou do presente ou se a roupa não serviu, a loja não é obrigada a fazer a troca.

Mas se o estabelecimento se comprometeu a trocar quando vendeu, terá que cumprir a promessa. Já se o produto veio com defeito, à troca é obrigatória, tanto nas lojas físicas quanto nas por telefone ou por internet. Neste caso, o consumidor tem 90 dias para reclamar, no caso de produtos duráveis, como eletroeletrônicos e roupas, por exemplo, e 30 dias para produtos não-duráveis, como alimentos.

No caso das compras feitas à distância, pela internet ou por telefone, o consumidor pode pedir a troca em até 7 dias, depois que recebeu o produto, seja por qualquer motivo. Vale lembrar que além de não ser obrigada a realizar a troca de produtos por causa de tamanho ou cor, a loja pode exigir a nota fiscal ou até determinar um prazo para fazer a troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário