quarta-feira, 12 de junho de 2019

Menor uso da camisinha provoca um milhão de casos de doenças sexualmente transmissíveis por dia.

Cerca de um milhão de casos de doenças sexualmente transmissíveis são registrados por dia, em todo o mundo. Destaque para clamídia, tricomoníase e algumas mais conhecidas, como gonorreia e sífilis.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que não houve avanço no combate às DSTs, nos últimos anos. E que de cada 25 pessoas, pelo menos uma tem alguma dessas quatro doenças. Por isso, as autoridades de saúde pediram que os governos, por exemplo, reforcem a necessidade da prevenção, principalmente com o uso da camisinha. Os avanços no tratamento da AIDS estão entre as principais causas do aumento das DSTs.

Se há 30 anos a doença era quase uma sentença de morte, hoje o portador do vírus HIV consegue levar uma vida praticamente normal. Com isso, as pessoas perderam o medo e deixaram de usar a camisinha. O que se torna ainda mais preocupante num momento em que os aplicativos de relacionamento por celular ganham força. Por fim, a OMS lembra que, se não forem tratadas, as DSTs podem causar, por exemplo, doenças cardíacas e neurológicas, infertilidade e abortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário