segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Basto Peroba esteve entre os grandes músicos do país, por Alexandre Piúta.

Sexta-feira, dia 13, a cidade ficou triste, eu de modo particular, pois Peroba, foi uma pessoa muito importante para mim. Ele me apoiou e me recomendou quando fui avaliado para ser menor aprendiz no Banco do Brasil. Mas, ele fez mais que isso, me acolheu na sua própria casa na infância no tempo de estudante, quando passava por período de dificuldade.

Como músico, Basto Peroba foi muito além da fronteira de nossa cidade, sendo reconhecido na arte de manejar a sanfona por nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Caçulinha e profissionais de Pernambuco e estados vizinhos.

O reconhecimento de Dominguinhos, seu contemporâneo de infância, se dava nas vezes que parava na sua casa e nas muitas vezes que dividiu o palco tocando juntos, também nas vezes que tocou com Luiz Gonzaga. E ainda, por onde ele passou como músico tocando com sua banda em clubes durante toda a sua vida. Em muitos deles sendo presença certa nas festas juninas por décadas, realizando um trabalho digno de nota e reconhecimento para a cultura de todo o nordeste.

Na nossa cidade todos tivemos o privilégio de conviver e testemunhar a sua habilidade ouvindo-o tocar nas festas, bailes de juninos. Peroba, era pessoa sempre disponível para mostrar o amor que tinha por sua arte que abraçou.

A ida do nosso maior sanfoneiro no mesmo dia do aniversário de Luiz Gonzaga é uma coincidência que parece ser um chamado para os dois se juntarem a nomes como Dominguinhos e Pedro Sertanejo numa roda de grandes sanfoneiros no andar de cima. A você, Basto Peroba, o meu agradecimento por tudo, pelas noites de animação que fez para muitos e pela pessoa que foi enquanto esteve por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário