quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Golpe para extorquir dinheiro pelo PIX usa SMS com promessa de desconto em faturas de cartão de crédito.

Mais um golpe para extorquir dinheiro pelo sistema instantâneo PIX chega por SMS. A tentativa criminosa é para atrair a vítima para descontos em faturas do cartão de crédito e celular. As mensagens tentam iludir os usuários do serviço bancário a transferir dinheiro para chaves desconhecidas.

O texto diz que operadoras de cartão de crédito se uniram para oferecer desconto na fatura se o pagamento for pelo PIX. Para isso, a vítima deve acessar um site e informar a bandeira e os quatro últimos dígitos do cartão, CPF e o valor da fatura. Após o recebimento dos dados, a página falsa informa uma chave do sistema de pagamento instantâneo com o novo valor com desconto. Só que o dinheiro não vai para as instituições financeiras, e sim para os golpistas.

Esse tipo de golpe é uma nova versão detectada pela empresa de segurança digital Kaspersky, semelhante a uma outra forma que circula desde julho. No caso, o falso desconto é oferecido para reduzir o valor da fatura de celular e a chave PIX é informada na mensagem.

A dica dos analistas de segurança para se proteger é consultar a empresa da qual é cliente para saber se há promoção para desconto na fatura. Também é importante verificar se o endereço do site é o mesmo utilizado pela empresa verdadeira. Na dúvida, não envio qualquer dado de segurança nem transfira valores. Geralmente, as mensagens dos golpistas chegam com erros ortográficos ou de digitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário