terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Velho golpe: desatenção pode fazer você ser vítima da fraude do boleto falso.

Sai ano, entra ano, e um dos golpes financeiros mais comuns e ainda bastante aplicado Brasil a fora é o golpe do boleto falso. Por isso, é importante estar sempre atento e tomar alguns cuidados para não ser ludibriado. Ao receber um boleto, confira os dados do beneficiário antes de efetuar o pagamento. Todos os boletos precisam ser registrados antes de ser emitidos, com CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor e também número do CPF ou CNPJ do pagador. Se, na hora em que você for pagar, perceber que a conta em questão não pertence ao beneficiário correto, cancele a operação.

Não é recomendado imprimir os boletos recebidos por e-mail, por exemplo. Isso porque muitas quadrilhas usam vírus de computador para adulterar o documento no momento da impressão. Se precisar do boleto impresso, solicite ao emissor que envie o arquivo no formato PDF, que é mais seguro. Além disso, tenha sempre um antivírus atualizado no seu computador.

Uma das formas mais eficazes de evitar o golpe do boleto é usar o DDA - Débito Direto Autorizado. Por esse sistema, o consumidor recebe a versão eletrônica de todos os boletos emitidos em seu nome. Como o serviço pega as informações direto da Plataforma de Cobrança da Febraban, a Federação Brasileira dos Bancos, não há o risco de o documento ser fraudado por um golpista se fazendo passar por uma loja ou empresa.

Ainda assim, não pague todos os boletos que surgirem em seu nome. Se não reconhecer a dívida ou o credor, não efetue o pagamento. Para usar o DDA, basta se cadastrar no banco ou nos bancos em que você tem conta e acessar os boletos diretamente nos caixas eletrônicos, nas plataforma do banco na internet – site ou aplicativo - ou até mesmo por telefone, na central de atendimento da instituição financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário